Andando pelos corredores, olha só com o que trombamos: um robô! Nem seria nada de tão inédito aqui na CES. Mas, algumas coisas chamaram a atenção. A moça que aparece no vídeo se chama Caroline e esta sentada numa sala em Boston, do outro lado dos Estados Unidos. Só que, mesmo a quatro horas de voo de distância, ela controla o robô e interage com quem passa por perto. Muito bacana! As imagens e o áudio são transmitidos pela internet, claro.
"Ela tem um iPad com uma simples interface equipada com um mapa da feira. Basta tocar em qualquer lugar para aonde queira ir e ela simplesmente aparece lá", explica Youssef Saleh, da iRobot. "Nós usamos múltiplos sensores tecnológicos. O robô tem habilidades autônomas que combinam laser, 3D e Sonar e vai a qualquer lugar sem a ajuda das pessoas", afirma.
Aqui, fazemos o contrário. Com esse iPad, o demonstrador está controlando um robô que também está em Boston, do outro lado do país. O robô está dentro de um museu. As imagens na tela são captadas pela câmera na cabeça do robô e todos os movimentos dele são controlados aqui, via iPad.
As aplicações para uma tecnologia como essa são inúmeras. Em breve, robôs como esse podem estar ajudando a cuidar de idosos, por exemplo. Outro uso óbvio é para segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário