quinta-feira, 3 de julho de 2014

Conheça o olho biônico, que custa até US$ 100 mil.

"É um microchip que serve para corrigir problemas da retina, mas não trata outras doenças. Mesmo no caso da retina, é preciso que ela esteja colada no lugar e de um nervo ótico funcionante; então, já há uma limitação para tratar o descolamento da retina dessa forma e aplicar o olho biônico para quem tem glaucoma porque precisamos de regiões intactas", explica Juliana Sallum, prof. afiliada / Unifesp.
"A retina faz a reação visual e manda uma imagem elétrica ao cérebro e quem vai enxergar e interpretar a imagem é o cérebro. Esta prótese vai tentar substituir o fotoreceptor, a primeira célula", diz Juliana.
"O olho biônico que está implantado na França e na Inglaterra ainda usa este sistema que usa uma câmara para fazer a captação da imagem e manda a imagem para dentro do olho por um sistema de telemetria para estimular os eletrodos deste chip de acordo com a imagem", completa a especialista.
"Não é um chip que tem utilidade para reconhecimento fisionômico...ele teria de aumentar a definição para 1.000 pixels pra poder ter esta visão que a gente gostaria de dar para o paciente, de uma forma melhor", diz Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário