Ainda em fase de testes, centenas de desenvolvedores ao redor do mundo criam novos aplicativos para o Google Glass diariamente. E foi aqui no Brasil que nasceu a primeira integração mundial do gadget com segurança; a novidade foi apresentada nesta feira internacional de segurança, em São Paulo.
Trata-se de uma integração total com um dos softwares mais populares do país de monitoramento de segurança wm vídeo. O usuário do Google Glass é capaz de transmitir tudo o que assiste em tempo real para uma central de monitoramento. A polícia poderia, por exemplo, usar os óculos com o aplicativo para filmar uma manifestação na rua e transmitir tudo para o comandante da operação em uma central. A segunda característica interessante do app é a capacidade de o usuário ter acesso a qualquer câmera da cidade (ou do mundo) que esteja integrada na mesma central de monitoramento.
"Como os óculos estão integrados ao sistema de monitoramento na central, com transmissão via wireless ou 3G, ele consegue chamar a câmera que ele quiser pela central de atendimento de qualquer região", explica Carlos Bonilha, presidente / Digifort.
Segundo os desenvolvedores da aplicação, criar a integração com o Google Glass foi relativamente fácil, uma vez que eles já disponibilizam um aplicativo similar para smartphones. Outro ponto legal é que a aplicação pode ser utilizada inclusive na segurança pessoal; você poderia, por exemplo, acompanhar as câmeras conectadas que vigiam sua residência de qualquer lugar do mundo através dos óculos...
Destaque também no mundo da tecnologia em favor da segurança são sempre as câmeras inteligentes; e cada vez mais inteligentes.
"Essa câmera de vídeo deixou de ser os olhos de um sistema de segurança para se tornar um sentinela porque ela vê, analisa e retorna uma mensagem para o servidor via SMS para o celular e tablet", afirma Celso Fraga, diretor comercial / Samsung.
Com processadores potentes embarcados, essas câmeras são capazes de detectar, seguir e analisar de forma confiável pessoas ou objetos em movimento.
O software embutido nas câmeras também trabalha para melhorar a qualidade das imagens captadas. Em situação de chuva, fumaça ou nevoeiro, a câmera processa as imagens para deixá-las nítidas e visíveis em tempo real; há também uma estabilização digital para corrigir possíveis vibrações.
Este modelo impressiona pela robustez; a câmera blindada é resistente a vandalismo e até a explosão. A solução é ideal para uso militar e também para ambientes com alto risco de explosão como usinas, minas e refinarias.
Outros modelos também apresentaram inovação. Esta câmera IP Ultra HD oferece imagens com resolução 4K mesmo quando há muita movimentação ou luminosidade. Já esta câmera termal, com sistema de laser e até GPS, é capaz de identificar uma pessoa a 10 quilômetros de distância e um objeto a mais de 17 quilômetros de distância...
Mas não é só de câmeras inteligentes e Google Glass que se faz uma feira internacional de segurança. Outro dispositivo que chamou nossa atenção foi esta fechadura com leitor biométrico de íris e até sistema operacional. Apesar de ser um pouquinho difícil de funcionar, é mais uma solução de segurança interessante chegando mais perto do nosso dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário