A mais completa fonte de notícias do Brasil sobre Tecnologia e Internet
domingo, 29 de junho de 2014
Testamos o novo Wi-Fi público da cidade de São Paulo
Depois dos primeiros testes oficiais, a Prefeitura de São Paulo começou a disponibilizar Wi-Fi Livre e gratuito em alguns pontos da capital. Nós experimentamos os três primeiros locais contemplados com a novidade...
Começamos pela praça Dilva Gomes Martins, em Artur Alvim, na zona leste da cidade. Lá foi fácil conectar o smartphone na rede da prefeitura; a velocidade – testada através de um aplicativo – chegou a 1,5 megabits por segundo e foi suficiente para acessarmos o nosso próprio site, usar mecanismos de busca rapidamente como o Google e até assistir alguns vídeos em alta definição. Funcionou e o pessoal que mora na região também aprovou a novidade.
Seguimos para o centro da cidade, mais precisamente no Pátio do Colégio. Ali também encontramos a rede e conectamos rapidamente. A decepção foi a baixa velocidade de navegação, que ficou em torno dos 500 kilobits por segundo. Deu para abrir páginas e notícias, mas com essa velocidade já fica um pouco difícil realizar tarefas mais pesadas, como assistir vídeos, por exemplo...
Por último visitamos o Mercado Municipal, mais um ponto turístico da capital paulista. No Mercadão a surpresa foi outra; a velocidade de acesso chegou aos 2 megabits por segundo. Além da estabilidade, a conexão no Mercadão foi suficiente para assistirmos aos vídeos do próprio YouTube em HD sem qualquer travamento.
O projeto Wi-Fi Livre, segundo a prefeitura, ainda vai chegar a 120 praças da capital espalhadas por todos os 96 distritos da cidade. Nós fizemos os testes usando um smartphone, mas nada impede que qualquer um use a rede com outros celulares ou notebooks e tablets. O uso é gratuito e não é necessário sequer fazer cadastro. Vale lembrar que a prefeitura promete conexão de 512 kilobits por segundo efetivos por usuário, para download e upload; talvez as velocidade que encontramos em Artur Alvim e no Mercadão sejam reflexo do pouco uso da rede naquele horário – se bem que no Pátio do Colégio também não vimos ninguém conectado por perto.
Esse tipo de serviço é uma boa novidade. Já mostramos aqui no Blog outras cidades que oferecem conexão gratuita em locais públicos. É uma boa tendência. Mas, vale a dica: ao usar essas redes, redobre a atenção. Evite acessar bancos ou outros serviços em que a privacidade dos dados é fundamental. Em redes livres e abertas, o risco de ter seus dados comprometidos é maior... Fora isso, está valendo. Aproveite as redes gratuitas para navegar pela Web e se integrar ao mundo digital.
E você, já experimentou redes públicas de Wi-Fi? Divida sua experiênciano nosso Fórum. Aproveite para rever o vídeo que preparamos quando esse projeto foi lançado na cidade de São Paulo, no ano passado. Instalar redes wi-fi em grandes áreas é um belo desafio tecnológico que exige equipamento e conhecimento específicos. Acesse e confira como esse desafio está sendo enfrentado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário