Os dois aplicativos têm exatamente a mesma função: facilitar o consumo de conteúdo. Paper e Flipboard são bastante parecidos, talvez a principal diferença seja que o app do Facebook traz o que rola no feed da rede social. Mas a gente aprofundou um pouco mais esta comparação...
Visualmente, os dois aplicativos são bem semelhantes. Eles trazem um layout em forma de blocos para exibir as notícias. O Flipboard prioriza seu conteúdo preferido, já o Paper enfatiza o que seus amigos estão fazendo no Facebook. A navegação é um pouco diferente em cada um dos aplicativos. No Flipboard, você basicamente “folheia” as páginas – imitando o gesto de uma revista; claro, além de rolar a tela para cima e para baixo. Já no Paper os gestos são um pouco mais elaborados – você clica, arrasta, pinça, folheia... mas ainda assim, o uso é mais intuitivo. Ao abrir fotos panorâmicas, por exemplo, basta inclinar o celular de um lado ao outro para ver a imagem toda.
Outra diferença está na curadoria de notícias. O feed do Flipboard é baseado em tópicos e temas, priorizando primeiro a personalização e, em seguida, a descoberta de novidades. O Paper inverte esta ordem; coloca a descoberta primeiro, dizendo ao usuário quais histórias ele deve prestar atenção e, ao mesmo tempo, enfatizando a interação com os amigos no Facebook. O app do Facebook se divide em seções temáticas, cada uma com fotos, vídeos e textos longos. Há seções sobre diversos temas, como fotografia, esportes, alimentação, ciência e design. Mas, ao contrário do Flipboard, que não tem limite de quantos feeds de notícias um usuário pode ter, o Paper limita suas seções a apenas dez – e uma sempre será o Facebook.
Ainda que os dois apps ofereçam curadoria de notícias e seções divididas por tópicos, o Flipboard dá mais controle ao usuário uma vez que permite que você escolha as fontes e temas que vai querer na tela do aplicativo. É possível inclusive ocultar as fontes que não desejar mais ler. No Paper, é o Facebook que controla as fontes de notícias. Apesar de definir as seções de interesse, o usuário não tem controle sobre as histórias ou fontes que vão aparecer no leitor.
Compartilhar é uma função presente nos dois aplicativos. A integração com as redes sociais do Flipboard é mais sutil; já no Paper, o Facebook está por todos os lados. Em cada postagem aberta você encontra o botão de curtida e o campo de comentários. O aplicativo do Facebook deixa o conteúdo do seu cronograma bem elegante e bonito de se ver. O visual “clean” e simples chama a atenção e é diferente de qualquer aplicativo da rede social de Zuckerberg. Mas é muito Facebook – você pode fazer praticamente tudo o que faz no app da rede social também no próprio Paper. O Flipboard também disponibiliza a função de compartilhar conteúdo no Facebook, mas vai além: oferece integração com o Twitter, Tumblr, Instagram e LinkedIn. Agora navegar no conteúdo das próprias redes sociais dentro do Flipboard já não é muito legal – fica tudo meio misturado e estranho de ler.
No final das contas, ainda que sejam dois aplicativos bastante parecidos, parece que eles foram desenvolvidos para usos diferentes. O Flipboard é ótimo para reunir todas as notícias que você deseja a partir das suas fontes preferidas. O Paper está mais para um aplicativo de notícias “do Facebook” e é mais indicado para quem quer continuar acompanhando o que fazem e publicam seus amigos na rede social.
O Flipboard está disponível para web, iOS, Android, Windows Phone 8, BlackBerry, Kindle Fire e Nook . Já o Paper, pelo menos por enquanto, só para iPhones e iPads. E aí, o que você acha dessa história? Já experimentou algum dos dois aplicativos; ou os dois?! Deixe seu comentário e opinião aqui no Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário